Adultos devem ingerir 2 a 2,5L de Água

Dados divulgados nos últimos anos, por várias entidades nacionais e internacionais, evidenciam o papel essencial que a água tem para o ser humano, reforçando a importância dos diferentes papéis que esta desempenha no nosso organismo, incluindo o transporte de nutrientes, eliminação de resíduos, a regulação da temperatura assim como das diferentes funções estruturais e lubrificantes. 

A Academia Espanhola de Nutrição e Ciências da Alimentação, destaca por exemplo, que “uma desidratação resultante na perda de peso de pelo menos 2% da massa corporal, tem impacto a nível físico, mas também em outras áreas, na medida em que afeta o humor, a capacidade cognitiva, a atenção, e inclusivamente a memória de curto prazo”. 

Sabe-se também, que as crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação, e os idosos, são os grupos mais vulneráveis e com maior tendência a sofrer de uma hidratação insuficiente.

Neste sentido, pretendemos aqui reforçar as orientações da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) que recomenda para adultos, uma ingestão diária entre 2 a 2,5 litros de líquidos. 

A manutenção de um bom estado de hidratação, é fundamental para a manutenção de boas condições de saúde e não se trata de uma questão trivial, uma vez que a ingestão insuficiente de líquidos pode também levar a mudanças na atividade cerebral e até mesmo nas funções neurotransmissores. 

Por: Marta Carrilho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá a todos! 

Sejam bemvindos ao Blog da NutriSão. É com muita satisfação e orgulho que inauguramos esta nova página de comunicação convosco! 

Aqui iremos falar sobre os temas que mais gostamos e que dominamos melhor: a Nutrição e a Saúde humana!

É esta a nossa área de estudo e de intervenção há quase 20 anos e é o que melhor sabemos fazer! 

No Blog da NutriSão, queremos promover a literacia em alimentação, nutrição e saúde, de uma forma simples e descomplicada. Queremos esclarecer e ajudar!

Todos os artigos serão da autoria dos nossos nutricionistas e formandos, devidamente supervisionados pelos nossos nutricionistas especialistas e com recurso sempre, à mais recente evidência científica.

Esperamos que gostem do Blog da NutriSão! 

E sejam todos muito bem-vindos!

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência de utilização.