OMS: Redução do Consumo Diário de Açucar

Nos últimos anos, tem-se vindo a verificar um aumento acentuado no consumo dos açúcares que são adicionados aos alimentos, como a frutose, a glicose ou a sacarose. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica que o consumo deste tipo de açúcares, poderá conduzir à adoção de uma dieta pouco saudável, ao aumento de peso e a doenças como a diabetes e doenças cardiovasculares. 

Neste sentido, a OMS propõe, a redução do consumo de açúcares, de 10% para 5% do valor energético total, consumido diariamente. Estas novas diretrizes devem-se, sobretudo, à preocupação no momento de escolha por parte do consumidor, uma vez que por se tratarem de alimentos pouco adequados nutricionalmente, levam a que o valor calórico diário seja excedido.

A OMS refere, ainda, que a prevalência de doenças dentárias tem vindo a aumentar, sendo que, entre 60 a 90% das crianças e quase 100% dos adultos, em todo o mundo, apresentam cáries dentárias. 

Nesta perspetiva, a redução do consumo diário de açúcar é fundamental como medida de saúde pública e trará benefícios adicionais a toda a população. 

Por: Marta Carrilho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá a todos! 

Sejam bemvindos ao Blog da NutriSão. É com muita satisfação e orgulho que inauguramos esta nova página de comunicação convosco! 

Aqui iremos falar sobre os temas que mais gostamos e que dominamos melhor: a Nutrição e a Saúde humana!

É esta a nossa área de estudo e de intervenção há quase 20 anos e é o que melhor sabemos fazer! 

No Blog da NutriSão, queremos promover a literacia em alimentação, nutrição e saúde, de uma forma simples e descomplicada. Queremos esclarecer e ajudar!

Todos os artigos serão da autoria dos nossos nutricionistas e formandos, devidamente supervisionados pelos nossos nutricionistas especialistas e com recurso sempre, à mais recente evidência científica.

Esperamos que gostem do Blog da NutriSão! 

E sejam todos muito bem-vindos!

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência de utilização.